domingo, 2 de janeiro de 2011
Dom Casmurro
O trabalho proposto pela professora de português Ana Cléia de fazermos uma júri baseado na obra de machado de Assis “Dom Casmurro” foi muito gratificante, pois além de lermos um livro muito conhecido pelos amantes da literatura brasileira ainda tivemos a oportunidade de julgar a personagem “Capitu” acusada de adultério pelo seu marido “Bentinho”
O dia da apresentação foi um dia de muita aflição para todos os alunos que participaram da peça, pois o nervosismo tomou de conta de todos principalmente de mim. Tivemos que ensaiar bastante para temos o desenvolvimento excelente que tivemos.
A cada ensaio que se passava era uma superação, pois além de decorar muitas falas ainda tínhamos que interpretar muito bem.
Já em relação ao livro foi um pouco mais difícil, pois é um livro de linguagem difícil o que torna a leitura mais difícil também, além disso, que narra à história é o próprio “Bentinho” o personagem principal do livro, ele utiliza várias vezes o flesheback e assim acaba por confundir o leitor. O livro fala de Bentinho o homem apaixonado pela bela Capitu e desconfia que sua esposa teve um caso com Escobar, seu melhor amigo, que não tem como se defender dessa acusação pois todos morrem e só Bentinho fica para contar da suposta traição. O livro não deixa claro se Capitu traiu ou não Bentinho, isso fica a critério de cada leitor.
