quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A SAÚDE NO BAIRRO PONTE
Em um bairro com centenas de habitantes com diferentes necessidades, um posto de saúde funciona 5 vezes por semana para atender todas essas necessidades.



Em uma Cidade com dezenas de bairros, somente 26 postos integram a rede municipal de saúde, sendo 18 na zona urbana e 8 na zona rural.Esse total é insuficiente para atender com qualidade toda essa gente,o mais adequado seria no mínimo 1 posto para cada bairro e ainda sim em alguns casos não seria o suficiente.
No Bairro Ponte a comunidade é atendida no posto de saúde do bairro localizado na Rua dos Prazeres. O atendimento no posto de saúde do bairro funciona da seguinte maneira: 160 pessoas para o médico, 100 para os enfermeiros e 160 para o dentista. Além dessas pessoas que são atendidas na unidade tem também aquelas que são atendidas pelos agentes de saúde em suas residências, totalizando uma média de 600 pessoas mensalmente.
O posto de saúde do bairro ponte tem sua equipe composta por 26 profissionais: 01 médico, 02 dentistas (e 2 auxiliares de dentista), 03 auxiliares gerais,02 enfermeiras, 01 visitadora, 01 técnica em enfermagem, 09 agentes, 03 vigilantes e 02 zeladores.A enfermeira Elizabete é a responsável pela unidade básica de saúde da família do ponte.
Será que esses 26 profissionais dão conta de atender toda a população do Bairro Ponte? Visitamos a unidade para ver e conversar com algumas pessoas sobre o atendimento, a maioria acha que o atendimento está bom, mas que precisa melhorar um pouco, e que o que precisa mudar com urgência é a má distribuição de medicamentos, eles dizem que falta muito medicamento, já quando fizemos a mesma pergunta aos profissionais eles respondem que “precisamos atender cada vez melhor a cada pessoa que procura a unidade de saúde,precisamos nos colocar sempre no lugar de quem procura os nossos serviço para poder valorizar mais e avaliar melhor o problema de cada um que necessita de nosso atendimento”.
Com a nossa visita constatamos que apesar de faltar profissionais, a quantidade que atende na unidade é suficiente para atender a necessidade da população, o que falta é uma estratégia melhor e mais união da equipe para melhorar o atendimento da comunidade à qual a unidade é responsável.
A população do Bairro Ponte sofre no momento com as epidemias de Tuberculose, Hanseníase, e Catapora. Estes agravos estão aumentando a cada dia, deixando os profissionais de saúde preocupados , principalmente pela falta de colaboração da própria população que não procuram o atendimento adequado logo que adoecem ,medicam-se por conta própria e agravam ainda mais a situação, mas mesmo com essas epidemias a saúde do bairro ponte é considerada razoável.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Relação entreas mulheres do século XIX e as mulheres do século XXI

A mulher de alguns séculos atrás não diferencia muito das mulheres de hoje, no caso da prostituição. No século que se passa a história da obra Luciula homen nemhum queria casar-se com uma prostituta e hoje em dia poucos também aceitam, só se sentir muito amor por ela.
O que a personagem Lucíula fez pouquissimas mulheres fariam, que foi vender-se para conseguir ajudar sua familia que estavam todos muito doentes. Se no século XIX em que se passa a história poucas mulheres fariam isso, hoje fariam aquelas que amam muito seus entes queridos, mesmo que algumas pessoas ficassem julgando seria mais facil do para a personagem Lucíula, poque vivemos numa sociedade um pouco mais "desemvolvida" do que no século XIX.
Lucíula também foi muito carinhosa e bondosa com sua irmã pois pediu em seu leito de morte que o amor de sua vida casa-se com ela, pois não queria que ela ficasse sozinha no mundo sem ninguém para cuidar de si, o que foi uma atitude muito nobre de sua parte. Isso eu acho que mulher nenhuma faria, e se fizerserá de 1 em 1000 pois mulher nenhuma quer que o homem que ela mais amasse ficasse com outra mesmo sendo sua própria irmã.
Bem resumindo Lucíula era uma mulher muito preocupada com o bem estar dos outros do que com o seu, principalmente com o de sua familia, mesmo eles nunca terem entendido que tudo que ela fez foi para ajuda-los.
Deve ser tida como um exemplo de carinho e amor,mostrou que seria capaz de tudo para dar uma boa condição de vida para sua irmã que era o bem mais precioso que ela tinha. Apesar de todo sofrimento em sua vida uma das coisas mais lindas que ela vivem foi uma linda história de amor com um homem que ela amava.
Lucíula era uma das prostitutas mais desejadas daquele tempo pois era uma mulher muito linda. Por isso vários homens davam fortunas para ter uma noite com ela.
Pelo fato de Lucíola ser uma prostituta todos os homens queriam ter ela na cama, mas era só por algumas horas ninguém queria ter um compromisso sério com ela, pois ela não era bem vista na sociedade, por isso ela queria que sua irmã fosse diferente dela, pois queria que ela casa-se e fosse muito feliz.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quem sou eu

sou uma pessoa extrovertida que gosta de conhecer a cada dia novas pessoas.Sou uma pessoa muito calma que está sempre disposta a ajudar as pessoas.
Gosto de receber concelhos principalmente dos meus pais, pois são as pessoas mais importantes para mim.
Adoro viajar para conhecer novos lugares e novas pessoas. Tenho uma grande paixão por animais (menos de cavalos).
Sou uma pessoa muito vingativa de personalidade forte, odeio brigar com alguém proximo a mim, mas quando brigo não tem quem faça eu voltar atrás e pedir descupas mesmo eu estando errado.Tento agradar o maximo as pessoas e assim consiguir cada vez mais amigos, que são coisas fundamentais em minha vida.
Gosto muito de tar com minha familia, essa é a coisa que eu mais dou valor,adoro está com meus pais,irmãos, primos e tios. Sempre que eu tenho algum problema eles são as pessoas em que eu me apoio. Aprendir que a gente pode sim ter vários amigos, mas que realmente estarar com a gente é a familia, principalmente pai e mãe, que mesmo que a gente brigem estaram sempre lá para ajudar e apoiar em qualquer escolha que façamos.
Tenho uma relação muito especial com meus irmãos, pois sempre me ajudam e me protejem, são pessoas que eu confio cegamente.
Já tive vária dessilusões na vida principalmente com falsos amigos, por isso que sempre que eu me aproximo das pessoas tento descobrir quem realmente elas são,pois não quero me decepcionar mais uma vez.
Eu sou uma pessoa muito timida,as vezes acho que essa minha timidez atrapalha um pouco minha vida principalmente na escola em apresentações de trabalho na frente de todos.
Bem é isso quem quizer saber um pouco mais de mim só me conhecendo mesmo.